Livemes

Case de Sucesso: Docile Nordeste

Docile Nordeste é uma empresa 100% brasileira, maior produtora de pastilhas da América Latina e a 2ª maior empresa produtora de balas de goma do Brasil, com certificação internacional de segurança de alimentos, exporta para mais de 50 países.

A parceria com o LiveMES permitiu aumentar seu desempenho de produção, agilizando as tomadas de decisão e permitindo mapear
corretamente tudo que acontece no chão de fábrica. Veja o depoimento de Felipe Davies, Supervisor de Produção, sobre a implantação do LiveMES na Docile Nordeste.

QUAL ERA O MAIOR PROBLEMA DA EMPRESA?

“Tínhamos uma eficiência na linha de produção embrulhamento de pastilhas Minty de 84,09% tendo a percepção que o resultado deveria ser melhor, sabíamos que as 3 principais paradas dessa linha eram falta de produto, ajuste na pinça e produto não conforme. Estas paradas resultavam numa redução de eficiência produtiva, aumento de custo de produção e redução de volume produzido. Uma perda média de 13 horas de produção/mês somando todos estes problemas.

Nós tínhamos dificuldade na identificação dos problemas, no tempo de ocorrência, incidência de ocorrências e em quais máquinas mais ocorriam. A análise dessas paradas apontadas e estratificadas em papel, por vezes sem descrição correta de tempo e número de incidências, era bastante trabalhoso, muitas vezes levando mais tempo para identificar o problema, do que efetivamente tratá-lo”.

COMO DECIDIRAM PELO LIVEMES?

“Através de uma parceria com o Senai/PE, que propôs à empresa o sistema Mina (Minha Indústria mais Avançada), em caráter de teste piloto. Esse sistema gerou resultados muito significativos para a empresa, e após a troca do nome do mesmo sistema para LiveMes, expandimos para 100% da produção da fábrica”.

QUAIS OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA?

Os critérios mais importantes para a decisão (migração do Mina para o Livemes) foram facilidade de uso, rapidez na implantação, possibilidade de expansão, PMaaS, uso de hardware que já tínhamos instalado, adequação dos indicadores, acesso de qualquer lugar, visibilidade instantânea, organização dos dados para consulta e integração com ERP.

COMO FOI O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO?

“O processo de implantação cumpriu os prazos, sendo envolvidos pessoal da manutenção elétrica, operadores de máquinas, supervisor, coordenador, gerente de produção e diretoria da empresa, com baixo trabalho e com todo suporte requerido necessário fornecido pela plataforma.

A utilização é muito simples e tem pouquíssimos problemas de funcionamento, tendo soluções disponibilizadas com agilidade e qualidade pela plataforma, também com muita flexibilidade para melhorar a plataforma conforme as demandas solicitadas e ponderadas pela empresa. O fato dos operadores/supervisores/gestores/processos, terem acesso à informação em tempo real, é o que faz em minha opinião alavancar os resultados positivamente. O tempo de implantação é bastante rápido e relativamente simples”.

E OS RESULTADOS?

“Com a inserção do sistema, a busca de todas informações, número de ocorrências, máquina, turno, operador, enfim… Todos os dados, tempos, para a tomada de decisão, para tratarmos e agirmos em cima dos problemas é facilitada de uma maneira imensurável, comparada com a forma até então utilizada, sendo de fundamental importância para agir diretamente e efetivamente onde realmente impacta nos resultados.

Na linha da pastilha Minty tivemos um ganho próximo a 10% de aumento da disponibilidade e na fábrica como um todo entre 7 e 8%, isto alavancou os volumes de produção, reduzindo os custos proporcionalmente. Falando da linha Minty em específico, percebemos que o principal motivo do aumento do resultado próximo a 10%, após a aplicação do sistema na linha, é a questão da produção em tempo real em que todos, sendo principalmente o operador, têm a oportunidade de interagir com o sistema na busca por seu melhor resultado dia a dia. Também se percebe uma disputa sadia entre os operadores, na busca de um melhor resultado de produção que o colega de outra máquina. Esse contexto de interação com a produção e sistema em tempo real é fundamental e essencial para alavancar resultados de produtividade, sendo perceptível de forma muito clara na aplicação em todas as linhas de produção da empresa.

Os 3 principais problemas foram facilmente identificados pela coleta das informações pelo sistema, sendo tratados com planos de ação, que reduziram em mais de 50% as suas incidências, alavancando os resultados de disponibilidade positivamente.

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS IDENTIFICADAS?

As principais vantagens da plataforma são por conta de não requerer investimento inicial alto, permitir piloto, por poder ser feito com equipe interna e também por poder ser feito remotamente.

Gostaria de conhecer mais a fundo do sistema LiveMES?
Então solicite uma demonstração com nossos especialistas. Acesse esse link.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.