Livemes

Como a computação na nuvem para empresas pode salvar seu tempo e seu dinheiro?

Para qualquer tamanho de empresa, a computação na nuvem é cada vez mais fundamental para o armazenamento e compartilhamento de documentos e dados internos. Segundo a Pesquisa Global CIO 2018 publicada pela Deloitte, 90% das organizações consultadas de 71 países utilizam alguma modalidade de serviço em nuvem.

O caminho para nuvem é inevitável. O potencial de uso da tecnologia não tem limites e algumas das suas aplicações estão presentes nos serviços de e-mail, fotos, músicas, filmes, bancos, e muito mais. Não dá pra imaginar a existência das principais redes sociais ou serviços de streaming que usamos todo dia, por exemplo, sem a nuvem.

Nas empresas, o uso da computação na nuvem (ou cloud computing) já chegou a todos os setores, trazendo inúmeros benefícios. Entenda de que forma o uso da computação na nuvem pode ser fundamental para economizar tempo e dinheiro para a sua empresa:

TRABALHO REMOTO

O trabalho remoto realmente não seria possível sem a computação na nuvem. A nuvem permite que qualquer pessoa acesse e trabalhe com as mesmas informações que seu colega de qualquer parte do mundo. De acordo com a pesquisa global da Microsoft de 2022, 58% dos brasileiros já trabalham e preferem o trabalho híbrido ou remoto.

COLABORAÇÃO APRIMORADA

Outro grande avanço gerado pela Computação na Nuvem é a colaboratividade em tempo real. Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas a simplicidade de poder acessar um Google Docs, uma Planilha de Excel no One Drive ou um Whiteboard virtual ao mesmo tempo que seu colega, com controle de edições e versões em tempo real, é uma revolução incrível e talvez impensável há pouquíssimo tempo atrás. As pessoas agora podem acessar as informações de forma transparente, o que resulta em uma redução de erros e evita esforços repetidos. 

FLEXIBILIDADE SAZONAL 

A maioria das indústrias passa por ciclos. Durante a temporada de impostos, os recursos necessários pelas empresas de contabilidade, por exemplo, aumentam bastante enquanto suas demandas sobre esses mesmos recursos diminuem drasticamente durante o resto do ano. Estar na nuvem permite que as empresas aumentem os recursos durante os meses ocupados e os reduzam durante os meses mais lentos, o que é muito difícil de realizar com um servidor físico interno.

FACILIDADE E AGILIDADE COM SOFTWARES NA NUVEM

Uma das tendências que mais vimos nos últimos anos é a migração em massa de aplicações e sistemas para a nuvem. Aliás, nem podemos mais tratar como tendência e sim como uma prática, já que os principais fornecedores de softwares do mundo desenvolveram meios de levar seus sistemas que antes só existiam on-premise para a nuvem ou criaram versões que nativamente são cloud de seus softwares.

Já fica difícil imaginar que ainda há sistemas que dependem de instalação física e limitação de uso por máquinas para se beneficiar de suas funcionalidades. Softwares na nuvem permitem um brutal ganho de performance – já que não dependem mais da capacidade da máquina para funcionar, não ocupam memória do computador e podem ser acessados por diferentes pessoas, de diferentes lugares ao mesmo tempo. 

O ganho em performance, agilidade e mesmo custos – em geral menores – dos softwares na nuvem são incomparáveis. Ao migrar as tecnologias de sua empresa, tenha em mente as facilidades do cloud computing para as suas soluções. 

LIVEMES É CLOUD

O mesmo se aplica a um sistema MES, como o LiveMES que já se beneficia completamente dos recursos da computação na nuvem para oferecer aos seus clientes um sistema leve, rápido, de fácil implantação e baixo custo. Justamente por se beneficiar da nuvem para funcionar e gerar os dados necessários que sua indústria precisa, em tempo real. 

Conheça mais sobre o LiveMES, solicite uma demonstração.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.