O que é um Sistema MES?

O Sistema MES (da sigla em inglês Manufacturing Execution Systems, pode ser traduzido como Sistema de Execução da Manufatura) é uma ferramenta para auxiliar o gerenciamento dos processos de fabricação. Seu objetivo é trazer as informações sobre o que realmente acontece na fábrica para os responsáveis pela gestão.

Sistema MES é um conceito muito amplo, podendo englobar ferramentas de níveis diferentes de complexidade, escopo e funcionalidades. Existe um Sistema MES para cada necessidade, gosto e bolso. O que todos têm em comum é que são responsáveis por coletar dados na fábrica, tratá-los e disponibilizar informações sempre atualizadas para os usuários. 

Quase sempre são integrados com um ERP, pois trabalham muito bem juntos e suas funções não se confundem – o ERP cuida principalmente de dados financeiros e olhando na escala de dia ou mês, e o Sistema MES cuida de dados da fábrica olhando na escala de minutos ou horas.

Então como funciona um Sistema MES?

Dados simples, como contagem de produção, são coletados automaticamente das máquinas e enviados para processamento por um software que vai combinar essas informações com dados vindos do ERP, de cadastros como turnos de produção e lista técnica de produto, para gerar indicadores úteis aos gestores. 

Um Sistema MES moderno, alinhado com Indústria 4.0, faz todos os processamentos na nuvem e requer apenas infraestrutura mínima na fábrica – sensores simples, conectados à internet, gerando informações que podem ser acessadas de qualquer dispositivo com um browser.

Como um Sistema MES pode beneficiar a sua empresa?

O Sistema MES para o gestor, permite confrontar os dados planejados com o que está sendo executado minuto a minuto, permitindo otimizar toda a linha de produção desde o momento em que a ordem é emitida até o embarque dos produtos finais.

Com um MES, o gestor pode tomar decisões mais assertivas, já que todos os dados necessários para uma tomada rápida de decisão são registrados em um sistema e podem ser acessados em tempo real, em um dashboard inteligente.

A consequência natural é um aumento de produtividade. Com dados confiáveis em mãos, é possível reduzir consideravelmente o número de erros e falhas do processo, evitando retrabalho, redução de resíduos e tempos de paradas.

Além disso, permite ainda a melhor gestão de estoque eficiente, já que com o controle certo da produção é possível produzir de acordo com a demanda, reduzindo inventário e custos de armazenamento. 

O Sistema MES atua ainda melhorando a sustentabilidade da indústria, atuando em fazer a gestão de resíduos eficiente e redução de gastos desnecessários de energia, por meio de um consumo consciente. 

E como uma empresa que usa um Sistema MES se torna mais competitiva?

Quem mede o desempenho da sua fábrica acuradamente sabe onde está perdendo eficiência; escolhe os problemas certos para atacar; e consegue verificar se suas ações foram efetivas na redução da ineficiência. Mas isso vamos explorar em outra ocasião.
Agora que você já sabe um pouco sobre Sistema MES, pode entrar em contato conosco para conhecer o #LiveMES e descobrir como ele pode ajudar a tornar sua operação de manufatura mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *