Software chão de fábrica: 3 motivos para implementar em sua indústria

Um software chão de fábrica otimiza processos, coleta e distribui informações que facilitam as operações do dia a dia. Em outras palavras, trata-se de uma aplicação que simplifica os trabalhos diários dos times comandados por gerentes industriais.

Assista abaixo um vídeo revelador que explica as razões de priorizar investimentos em softwares para o chão da fábrica: 

Software chão de fábrica: Quais as 3 motivações para investir?

Continuando na leitura, acompanhe quais são as 3 principais justificativas para implementar uma aplicação inteligente no seu chão da fábrica, garantindo informações cruciais, de forma instantânea.

Mas, antes de continuarmos, que tal acessar um conteúdo exclusivo sobre indicadores? Eles são importantes para a gestão de desempenho da sua indústria. 

1. Registro e monitoramento em tempo real

Com a solução tecnológica, a empresa possui uma base de dados para tomar decisões de modo assertivo. Ou seja, as referências são confiáveis e coletadas prontamente de suas máquinas e/ou linhas de produção.

Com tamanha instantaneidade, ao saber dos acontecimentos na fábrica, a gestão consegue deliberar e resolver mais rápido os contratempos. 

Como ganho maior, há menor chance de um turno ser improdutivo por imprevistos ou paradas não identificadas. 

2. Informações seguras e prontas para o consumo

Certamente, sem um sistema chão da fábrica, uma empresa pode acumular muitos papéis e planilhas de Excel. Com o tempo e a ação de interpretação humana, esses dados acumulados podem ser corrompidos, mal interpretados, ou mesmo tornarem-se cada vez mais confusos, sempre que houver uma nova edição sob eles, alterando as informações originais.

Entretanto, um software chão de fábrica pode oferecer um controle geral padronizado. Além disso, esta tecnologia respeita na prática o conceito de que as empresas necessitam de informações para tomada de decisão, e assim, por meio de dashboards (TV), disponibiliza os dados mais importantes para o dia a dia no segmento industrial. 

Planilhas de Excel e ERP

Em primeiro lugar é necessário abandonar o controle de planilha em Excel e priorizar a digitalização na indústria. O staff da sua indústria não necessita mais preencher manualmente as informações sobre a produção e o uso das máquinas, nem mesmo fazer varreduras nos arquivos para entender problemas ou calcular as métricas diárias/semanais/mensais.

Foto: banco imagens Canva

Em segundo lugar, mesmo que já utilize um ERP, fazer uso de um software chão de fábrica é fundamental. Um sistema MES (Manufacturing Execution System) faz uma conexão direta entre o chão de fábrica e um ERP, em tempo real e oferecendo funcionalidades específicas, que o seu ERP por si só não disponibiliza, como por exemplo:

  • Avaliar os principais KPIs da indústria (OEE, Produção, Qualidade);
  • Coletar dados diretamente das máquinas;
  • Período de análise por minutos, horas, dias ou escalas;
  • Total cobertura da manufatura (produção e operação);
  • Mais visibilidade e agilidade em relação à paradas de máquinas;
  • Visão microscópica e focada nos dados específicos da produção.

3. Aperfeiçoar a produtividade e reduzir os custos de produção

Outro motivo é conseguir priorizar o que tem mais importância no momento.

Ao medir o que acontece no ambiente fabril podemos identificar com menos dificuldade as maiores deficiências técnicas. Aliás, com esta ferramenta a administração pode investigar com profundidade as razões dos prejuízos, tornando possível trazer um maior retorno sobre o investimento da operação. 

Quais os motivos das perdas no chão da fábrica?

A seguir, leia algumas causas de perdas operacionais decorrentes em uma indústria de pequeno, médio ou grande porte:

  • Baixa velocidade do ritmo produtivo;
  • Paradas de máquinas;
  • Problemas de qualidade.

Ao verificar a lista acima, qual das 3 opções é recorrente na sua indústria? Quais adversidades você acha que o seu negócio deve evitar ao máximo?

A inovação no chão de fábrica processa dados com rapidez e segurança para gerar as respostas destas e de outras perguntas. Assim, fica mais fácil descobrir os possíveis caminhos para a excelência operacional.

Competitividade produtiva e mercadológica

Um software de chão da fábrica traz visibilidade para todos os membros envolvidos na operação. Isto é, emerge uma competição saudável entre turnos, ao ponto de elevar a companhia para outro patamar.

Há mudanças de mindset na corporação. Por exemplo, a equipe se acostuma a priorizar as ações com base em fatos e não conforme o feeling.

Em síntese, o negócio alcança não apenas os melhores resultados como fortalece a capacidade de competir no mercado. Principalmente ao considerar a concorrência no segmento industrial que é extremamente acirrada.

LiveMES: O software para o controle do chão de fábrica desenvolvido pela HarboR

O sistema da HarboR chama-se LiveMES. De fato, com essa solução os dados são coletados das máquinas por coletores IIoT e enviados para a nuvem. Tudo de forma efetiva e com uma disponibilidade imediata de informações do chão de fábrica.

O LiveMES oferece uma série de meios para consumir informações em tempo real por uma perspectiva analítica e histórica dos acontecimentos.

Foto: banco imagens LiveMES

Concluindo, ao direcionar o foco aos aspectos mais importantes para todos os níveis da empresa surgem ganhos relevantes naturalmente.

O LiveMES é a solução para que a sua companhia entre para a transformação digital. Os clientes LiveMES contam com o suporte de uma equipe de engenheiros especializados, que tem como objetivo proporcionar a melhoria continua através de uma gestão baseada em dados confiáveis.

Que tal um passo à frente para garantir a alta produtividade da sua fábrica? Fale com a nossa equipe e compreenda como o LiveMES pode otimizar os indicadores industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *