Indústrias de Manufatura e a Transformação Digital

Com o aumento da convergência de tecnologia da informação e tecnologia operacional aplicada ao chão de fábrica, muitas empresas de manufatura estão mudando a forma como conduzem seus negócios. Os processos de fabricação estão ficando mais desafiadores, a força de trabalho está mudando rapidamente e muitas empresas não sabem como começar sua transformação digital. Além disso, com equipes menores e menos experientes, o desafio é ainda maior. Então, como as indústrias de manufatura podem se adaptar a essa situação?

Otimizando as operações de fabricação por meio do monitoramento em tempo real

Para muitos, uma resposta está em obter maior visibilidade das operações ou cultivar  a inteligência operacional para identificar melhor as oportunidades de otimização. Considere o monitoramento do chão de fábrica em tempo real em indústrias de manufatura e imagine a seguinte situação: 

Você é uma indústria do setor de plásticos e a sua injetora está trabalhando fora do tempo de ciclo. Se estiver acima do tempo de ciclo, você pode ter um problema de não-entrega da sua ordem de produção. Ou seja, pode resultar em problemas nas etapas seguintes, e a sua performance vai cair, com certeza.

Outro problema é que se você estiver trabalhando abaixo do tempo de ciclo, sua peça pode sair fora de conformidade, prejudicando o indicador de qualidade dentro do OEE.

Com o monitoramento em tempo real, é possível acompanhar o OEE das injetoras de onde estiver, podendo avaliar onde estão as suas principais perdas. Também é possível ter o acompanhamento do tempo de ciclo, garantindo que você não terá problemas com a entrega dos produtos e nem com a qualidade deles.

Como é uma fabricação inteligente em Indústrias de Manufatura?

A resposta irá soar engraçada, mas como o nome já diz, este tipo de fabricação é… inteligente. Isso mesmo.

Uma fábrica inteligente é um sistema físico que conecta máquinas, comunicação e poder de computação. Nesse sistema, são usadas tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, para analisar dados, executar processos automatizados e aprender com o tempo. É uma fábrica moderna que usa a tecnologia para ser mais eficiente e eficaz. 

Produção e fábricas inteligentes são parte da Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial. Assim como as três revoluções anteriores que trouxeram o motor a vapor, a linha de montagem e o poder do computador, a quarta revolução é impulsionada pela transformação digital e digitalização inteligente. Isso está mudando completamente a forma como trabalhamos e fabricamos produtos atualmente. É uma nova era tecnológica que busca tornar as indústrias mais eficientes e avançadas, e isso faz toda a diferença para indústrias de manufatura.

3 Pontos que Transformam as Indústrias de Manufatura

  1. Obtenção de Dados: A inteligência artificial e as tecnologias modernas de banco de dados possibilitam a coleta e organização de diversos conjuntos de dados valiosos em todas as áreas da companhia. Através da Internet Industrial das Coisas (IIoT), máquinas conectadas coletam dados usando sensores e gateways. Com o auxílio de sistemas de inteligência artificial, os dados podem ser reunidos de várias fontes, como desempenho, tendências de mercado e outras informações relevantes. Isso permite uma obtenção mais eficiente e ampla de dados úteis para proporcionar agilidade na tomada de decisão.
  2. Análise de Dados: Sistemas inteligentes de negócios e de aprendizado de máquina utilizam ferramentas analíticas avançadas e modernas para compreender todos os dados coletados. Através dos sensores IIoT, as máquinas podem nos alertar quando precisam de reparos ou manutenção. Podemos reunir dados operacionais e de mercado para identificar oportunidades e riscos. Analisando os fluxos de trabalho ao longo do tempo, podemos otimizar o desempenho e alcançar melhorias automáticas. A verdade é que a quantidade de dados comparáveis e analisáveis abre inúmeras possibilidades para otimizar a fábrica digital e fazer previsões para melhorias de desempenho.
  3. Digitalização: Após coletar e analisar os dados, estabelecemos os fluxos de trabalho e enviamos instruções para as máquinas e dispositivos no sistema. Os fluxos de trabalho e processos inteligentes são monitorados e otimizados constantemente. Os gaps são encontrados de forma mais assertiva e a produção é mais eficiente.

Conclusão

Uma das grandes vantagens da transformação para uma fábrica inteligente é que não precisa ser feita de uma vez só e não requer paradas ou interrupções nas operações do chão de fábrica. Cada passo que a empresa dá para modernizar e otimizar seus sistemas digitais a aproxima de uma fábrica inteligente e totalmente integrada. Além disso, as tecnologias de fábricas inteligentes coletam e analisam dados automaticamente. Isso significa que o impacto e o retorno sobre o investimento de qualquer nova tecnologia digital podem ser medidos e avaliados desde o momento da instalação. Isso facilita a tomada de decisões e a melhoria contínua do processo.

Gostou do assunto e quer saber como iniciar esse processo de indústria inteligente dentro da sua empresa?

Fale com um de nossos especialistas e descubra todos os detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *